Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



domingo, 29 de outubro de 2017

IHRU tem 3.000 habitações sociais a precisar de obras com urgência

O parque habitacional do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que dispõe de cerca de 13 mil fogos que o Governo quer passar para as autarquias, tem cerca de um quarto deles a precisar de obras urgentes. As obras estão calendarizadas.

(...)

"Jornal de Negócios",  24 de Outubro de 2017

5 comentários:

  1. E pretendia o IHRU e a sua Direcção, rendas milionárias em casas que se encontram num péssimo estado de conservação...

    Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Os fogos de habitação social do IHRU, que foram construídos pelo antigo Fundo de Fomento da Habitação ( 1969-1982), e depois, geridos por uma Comissão Liquidatária, integrada no então Ministério das Obras Públicas (1982-1987) e que seguidamente, foram geridos pelo ex-IGAPHE ( 1987-2007) e posteriormente, pelo IHRU, desde 2007, foram ao longo de várias décadas, deixados inadmissivelmente, ao abandono pelos seus respectivos ex-senhorios.

    Em circunstância alguma, o IHRU, poderia ter aumentado os respectivos valores de renda, em fogos que se encontravam num péssimo estado de conservação e muito menos, para os valores elevados e incomportáveis de renda apoiada.

    O IHRU e a sua actual direcção, com o seu presidente, Victor Reis, foram os mandatários da política de despejos na habitação social praticada pelo anterior Governo do PSD/CDS-PP ( Que se iniciou com Assunção Cristas e foi finalizada com Moreira da Silva, através da criação do Novo Regime do Arrendamento Apoiado- Lei nº 81/2014, de 19 de Dezembro), tendo efectuado um ataque e uma perseguição aos seus respectivos moradores, ao ponto de interpor processos em Tribunal contra os moradores, visando o despejo, sendo que os moradores, são pessoas idosas e com fracos recursos económicos!

    A direcção do IHRU, tem sido, vergonhosamente, tudo o que não deve ser a gestão de fogos de habitação social, não apresentando qualquer tipo de utilidade pública.

    ResponderEliminar
  3. O que os parasitas do IHRU, pretendem, desde 2012, é viver à custa dos moradores dos fogos de habitação social, através da "vigarice" da aplicação da renda apoiada.

    E ainda para mais, o IHRU, não cumpre com as suas obrigações legais na qualidade de senhorio.

    ResponderEliminar
  4. Desde 2012, que o Governo do PSD/CDS-PP e o IHRU, em aliança, tudo fizeram para destruir a habitação social em Portugal.

    E o PS, continua a fazer de conta que tem vindo a resolver todos os erros e actos de má fé que foram praticados durante o Governo do PSD/CDS-PP na habitação social e na respectiva legislação.

    ResponderEliminar
  5. O PS ainda não corrigiu todas as injustiças presentes no novo regime do arrendamento apoiado, e nem se esforça nesse sentido, porque o PS, está a manter a sua austeridade disfarçada e a enganar os moradores dos fogos de habitação social.

    ResponderEliminar