Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 15 de maio de 2015

IHRU- Guimarães – Bairro de São Gonçalo motiva pergunta do PCP sobre o seu elevado grau de degradação

O Grupo Parlamentar do PCP, entregou, no dia 8 de Maio de 2015, na Assembleia da República, uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia, sobre o elevado grau de degradação do Bairro Social de S. Gonçalo, do IHRU, em Guimarães.



Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República




Um órgão de comunicação regional dá conta que “pedaços de cimento caíram esta manhã [dia 6 de maio] de um prédio do IHRU, na Avenida de S. Gonçalo pondo em risco a segurança de três pessoas.” De acordo ainda com a informação veiculada, “a queda dos pedaços da parede que caíram da varanda do 3º andar do prédio.”
O Bairro de S. Gonçalo, aliás, como em vários bairros sociais do concelho de Guimarães e um pouco por todo o país encontram-se em elevado grau de degradação fruto da inação por parte do IHRU na assunção das suas responsabilidades, nomeadamente da não realização das obras de conservação dos edifícios.
Apesar de não realizar as obras de conservação e reparação dos edifícios, o IHRU cumprindo as orientações do Governo procedeu a aumentos de rendas que, para a esmagadora maioria das pessoas que residem nos bairros sociais, são incomportáveis.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, solicito ao Governo, por intermédio do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, os seguintes esclarecimentos:
1.     Que avaliação faz o Governo da situação acima descrita?
2.     Que medidas vão ser tomadas pelo Governo por forma a assegurar a segurança dos moradores que residem no Bairro S. Gonçalo e dos demais cidadãos?
3.     Quando é que o Governo vai proceder às obras de requalificação e conservação no Bairro de S. Gonçalo e nos demais bairros do concelho de Guimarães?

Palácio de São Bento, sexta-feira, 8 de Maio de 2015
Deputado (a) s
CARLA CRUZ (PCP)



4 comentários:

  1. A pergunta do PCP, apresenta todo o sentido de ser, mas, na realidade, não é somente o Bairro de São Gonçalo, que se encontra num mau estado de conservação. Todos os outros fogos do IHRU, espalhados pelo país, apresentam graves problemas de conservação.

    ResponderEliminar
  2. O IHRU, não está acima da lei, mas, comporta-se como se estivesse acima da lei...

    ResponderEliminar
  3. Não foi este dito presidente do IHRU, que afirmou, em 2013, na comunicação social, que o IHRU é " dos piores senhorios do país".

    O IHRU, não apresenta qualquer legitimidade para cobrar os elevados valores de renda em fogos de habitação social.

    E muito menos, em prédios a cair...

    ResponderEliminar
  4. O IHRU, não passa de um Instituto que não serve para nada, a não ser, para se sustentar os "amigos" do Governo do PSD/CDS-PP, que se encontram no mesmo Instituto e sustentaro parasitismo do seu funcionalismo público...

    ResponderEliminar