Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Renda Apoiada e o gueto cada vez mais gueto

O Governo lembrou-se agora que teria de atualizar todas as rendas do património habitacional do IHRU para este regime, o que está a provocar aumentos que podem ir aos 1000%.

A Renda Apoiada surgiu em 1993 (dec lei 160/93), mas demorou bastante tempo a ser aplicada. Trata-se das regras contratuais e da fórmula de cálculo das rendas, que vieram substituir outros regimes de rendas sociais aplicadas, na chamada habitação social que é gerida sobretudo pelas autarquias e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Uma vez que esta habitação – diminuta, menos de 4% do mercado de habitação global, muito abaixo da média europeia – tem sido atribuída a famílias com dificuldades económicas e sem acesso ao mercado livre de arrendamento, a sua fórmula de cálculo deve ser calculada em função do rendimento familiar. Porém, a renda apoiada tem problemas graves já há muitos anos identificados, sem que isso ditasse a sua alteração.

(...)
 Artigo de Opinião. Por Rita Silva

2 comentários:

  1. O objectivo da aplicação da renda apoiada pelo IHRU, é começar um processo de rendas milionárias e de despejos na habitação social.

    O PSD e o CDS/PP continuam a tratar os mais pobres e os mais desfavorecidos de uma forma preconceituosa e com desprezo e hostilidade pelos mesmos mais pobres e desfavorecidos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca se viu em Portugal, desde o 25 de Abril de 1974, um atentado tão grande aos direitos dos inquilinos.

    O Governo, em vez de promover uma política de apoios aos cidadãos, em termos de habitacionais, faz precisamente o contrário.

    Retira-lhes direitos e promove uma política anti-social de despejos...

    ResponderEliminar