Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sábado, 19 de junho de 2010

Convocatória- Plenário de Moradores, dia 23 de Junho de 2010

Movimento de Delegados e Moradores do Bairro das Amendoeiras

Comissão de Moradores do Bairro dos Lóios

Mov. de Associações e Comissões de Moradores de Marvila Contra a Actual Lei da Renda Apoiada


A todos os Moradores/as dos Bairros das Amendoeiras e dos Lóios

O Movimento de Delegados e Moradores do Bairro das Amendoeiras informa que nos últimos meses desenvolveu diversos contactos e reuniões junto de todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República, onde foram denunciadas as práticas incorrectas como o IHRU tem gerido as alienações das habitações aos moradores das Amendoeiras que como é sabido tem como base a assinatura do protocolo entre a Comissão de Moradores das Amendoeiras e o IHRU, sem o prévio conhecimento do seu teor por parte de todos os moradores, e que nos vincula a um acordo que tem hoje consequências negativas para todos nós, como é o caso da Aplicação da Renda Apoiada aos Moradores das Amendoeiras e Lóios que não adquirirem as suas casas, e que por essa razão ficam prejudicados, por não se ter acautelado essa situação.

Como resultado dos nossos contactos,o PCP, o BE e o CDS/PP apresentaram cada um na A.R. uma resolução que recomendava ao Governo várias soluções para o nosso problema, como a elaboração de um regulamento excepcional de rendas aplicável aos moradores das Amendoeiras e dos Lóios, e a revisão de vários aspectos das avaliações e das alienações das habitações nas Amendoeiras, reprovadas pela maioria PS e PSD.

Também como resultado dos nossos contactos, o PCP solicitou a presença na Assembleia da República, do Presidente do IHRU, que depois de ouvido numa Comissão Parlamentar, foi demitido do cargo de Presidente do IHRU pela Srª Ministra, passados alguns dias, sendo então sugerido pelos deputados representados por todas as forças políticas, que o IHRU faça chegar a essa Comissão Parlamentar, uma série de documentos para o melhor esclarecimento dos factos discutidos. Estamos naturalmente a acompanhar de perto esta situação.

No passado dia 8 de Junho a pedido do nosso Advogado Dr. Arrobas da Silva, fomos recebidos pela Srª Secretária de Estado, onde foram debatidos os temas que tanto têm preocupado os moradores.

Temos participado com outras Associações e Comissões de Moradores no desenvolvimento do Movimento de Associações e Comissões de Moradores de Marvila contra a Aplicação da Actual Lei da Renda Apoiada cujo blogue os moradores podem consultar, no endereço http://contrarendaapoiada.blogspot.com/ sabendo também que noutras freguesias de Lisboa outros Movimentos semelhantes estão a aparecer com o objectivo de unir a luta contra a Renda Apoiada que o actual Governo e CML se prepara para aplicar a todos os moradores dos Bairros do IHRU e GEBALIS estando também este movimento atento ao desenvolvimento da Proposta de Alteração à Lei da Renda Apoiada que o PCP levará a debate na Assembleia da República.

PARA O MELHOR ESCLARECIMENTO DE TODOS OS ASSUNTOS DESTE COMUNICADO ESTE MOVIMENTO CONVIDA OS MORADORES DAS AMENDOEIRAS E LÓIOS A PARTICIPAREM NO PLENÁRIO A REALIZAR DIA 23 DE JUNHO DE 2010 QUARTA FEIRA PELAS 21 HORAS NO AUDITÓRIO DO LICEU D. DINIZ, ONDE ESTARÁ PRESENTE O DEPUTADO MIGUEL TIAGO, QUE FALARÁ DA PROPOSTA DO PCP DE ALTERAÇÃO À LEI DA RENDA APOIADA, AS VÁRIAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO MOVIMENTO CONTRA A ACTUAL LEI DA RENDA APOIADA, E O NOSSO ADVOGADO DR. ARROBAS DA SILVA.

21 / 06 / 2010



A TODOS OS MORADORES DOS BAIRROS DE MARVILA



CONTRA A APLICAÇÃO DA ACTUAL LEI DA RENDA
APOIADA POR PARTE DO ACTUAL GOVERNO E CML AOS
MORADORES DOS BAIRROS DE MARVILA

PELA SUSPENÇÃO DA ACTUAL LEI DA RENDA APOIADA
E PELA ALTERAÇÃO DOS SEUS PONTOS MAIS POLÉMICOS
QUE PREJUDICAM OS MORADORES

PELA APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS JUSTOS AOS MORADORES
POR PARTE DA GEBALIS E IHRU



PLENÁRIO DE MORADORES

DIA 23 DE JUNHO DE 2010 PELAS 21 HORAS

NO AUDITÓRIO DO LICEU D. DINIS



PARTICIPANTES : ASSOCIAÇÕES E COMISSÕES DE MORADORES DA FREGUESIA DE MARVILA

MIGUEL TIAGO - DEPUTADO DO PCP

ADVOGADO DR. ARROBAS DA SILVA



UMA INICIATIVA DOS MOVIMENTOS DE MORADORES DAS AMENDOEIRAS E LÓIOS
COLABORAÇÃO DO MOVIMENTO DE ASSOCIAÇÕES E COMISSÕES DE MORADORES DE MARVILA CONTRA A APLICAÇÃO DA ACTUAL LEI DA RENDA APOIADA

7 comentários:

  1. Não se esqueçam de convidar para a mesa o Senhor Presidente da Junta de Marvila.
    Para ver se ele também está ao lado dos Moradores a lutar contra a aplicação da RENDA APOIADA.

    Presidente abre o olho, olha que o desemprego está á espreita...

    ResponderEliminar
  2. Estou perfeitamente de acordo que o actual presidente da Junta de Marvila esteja presente, para sabermos concretamente de que lado ele está.

    Será que está com os moradores nesta luta?

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de felicitar todos os que integram este Movimento, lutando assim por uma Lei mais justa.

    António Lemos
    Lote 232

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber porque é que só foi convidado para estar presente no Plenário o deputado do PCP. Foi feito convite idêntico ao Bloco de Esquerda?

    O Bloco tem estado sempre ao lado dos moradores dos Bairros das Amendoeiras e Lóios. Apresentou projectos-Lei no Parlamento sobre esta questão (como bem se refere o post acima) e efectuou já várias diligências junto do executivo e na Assembleia da República. A sua deputada na Assembleia Municipal deslocou-se recentemente a Marvila para ouvir as comissões de moradores. O bloco de Esquerda de Marvila, através do seu blog [blocodemarvila.blogspot.com] tem dado grande relevância a nosso assunto. Ora, Estou certo que não vamos perder a oportunidade de os convidar a estarem presentes para fortalecerem ainda mais a nossa luta ou vamos?
    Se não os convidarmos ficaremos mais fracos, pois eles têm mais deputados que o PCP na Assembleia da República!

    ResponderEliminar
  5. O presidente da Junta de Marvila está-se nas tintas para o nosso problema.Ele até convidou o presidente do IRHU a estar presente no Congresso Marvila-Beato, que decorreu há dias no ISEL.

    ResponderEliminar
  6. "Bloco Recomenda um Regime de Renda Fixa para moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras", em http://beparlamento.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2742&Itemid=28.

    ResponderEliminar
  7. Caro leitor que perguntou porque é o bloco não foi convidado... é óbvio... quem está por trás disto são pessoas ligadas ao PCP! Parece-me óbvio... começando pelo Sr. André das Amendoeiras!

    ResponderEliminar